segunda-feira, 4 de julho de 2011

Semana das Profissões

A semana das profissões iniciou-se no dia 20 de maio e foi até o dia 27 de maio.
Na sexta-feira, dia 20 de maio, houve o passeio à Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) para que os alunos conhecessem os vários cursos que podem ser feitos após a conclusão do Ensino Médio.
Os alunos obtiveram informações sobre os cursos de Odontologia, Medicina, Publicidade, Ciências Biológicas, Educação Física, Fisioterapia, Comunicação, entre outros.
Foram visitados, também, salas da universidade, laboratórios, o acervo da unidade onde são guardados os livros, a sala de telecomunicação, sala de rádio e vídeos, clínicas de odontologia e fisioterapia, sala prática do curso de Medicina, sala do microscópio, dos animais e insetos, e, por último, o laboratório de anatomia.
Foi muito divertido, pois os alunos puderam conhecer as diversas áreas em que é possível se especializar.





A semana seguinte seguiu com palestras no Instituto Ato com profissionais de algumas áreas.
Na segunda-feira, dia 23 de maio, a psicóloga Eliane mostrou aos alunos as diversas áreas em que uma pessoa formada em psicologia pode atuar, e apresentou informações sobre os cursos de Tecnólogos.
Na terça-feira, o ator Fábio Lins contou um pouco sobre suas atuações e fez alguns jogos teatrais com os alunos. Todos riram muito.
No dia seguinte, o publicitário Mário mostrou alguns comerciais e vinhetas que ficaram marcados na história da publicidade. Foi muito interessante.
No dia 26 de maio, Wesley, formado em Direito, transmitiu aos alunos a mensagem que todos podem conseguir o que quiser se houver força de vontade.
No último dia, sexta-feira, o escritor Emanoel mostrou o quão importante é ter uma boa redação e que todos devem ler bastante para melhorar o vocabulário.
A semana das profissões foi muito divertida, além de proporcionar aos alunos aprendizagem e informações sobre diferentes profissões.














        Juliana – 1ª série EM






“Foram ótimas as palestras. Consegui absorver tudo. A mais interessante foi a do ator Fábio Lins, que trouxe várias dinâmicas, jogos teatrais. As do publicitário e do advogado trouxeram bastante informação. Emanoel, o escritor, com suas histórias trágicas, foi bem empolgante. Na palestra de psicologia descobri que não sabia muito sobre essa profissão”.
Eduarda Agatha – 1ª série EM


“A semana das profissões foi uma semana que gostei muito, pois aprendi muitas coisas com os profissionais e as pessoas que vieram explicar suas profissões. Eu Não queria e nem pensava em fazer faculdade, mas, agora, estou até em dúvida sobre qual área vou atuar no futuro.”
 Anderson – 1ª série EM

Torneio de futebol

            No dia 30 de abril de 2011, no colégio Renovação, ocorreu o torneio de futebol chamado “2º Jogo da Amizade B”. O torneio possuía quatro times. Eram três da mesma escola (Renovação A, Renovação B e Comunidade) e o time do Instituto Ato.
            O nosso primeiro jogo foi contra Renovação B, e ganhamos de 7 a 1. Depois, foi o time A que jogou contra o Ato. Esse jogo foi muito disputado, mas conseguimos ganhar novamente, por 2 a 1. O jogo Ato x Comunidade foi mais tranqüilo, com a vitória do time do Instituto Ato.
            O nosso time já estava na final, só esperando o resultado do jogo entre Comunidade e Renovação A. Nesse jogo, algo diferente aconteceu: a bola furou e precisou ser substituída. O vencedor desse jogo, sendo o segundo finalista, foi Renovação A.
            No jogo da final, Instituto Ato contra Renovação A, houve uma falta a favor do Ato. Vinicius, do 9º ano, foi cobrar brincando, e o professor Ricardo ficou bravo, e disse para ele não cobrar mais faltas. O jogo estava empatado em 1 a 1, com gol do Vinicius pelo Instituto Ato, então, o mesmo jogador deu dois passes para Lucas Sá, do 1º ano, marcar os gols. Michael, do 1º ano, também marcou gol nesse jogo. O jogo terminou 4 a 1 para o Instituto Ato, e o Lucas foi o artilheiro com sete gols, fazendo o gol mais bonito do jogo.
            Michael, como capitão do time, levantou o troféu de campeão do “2º Jogo da Amizade B”.
            Alex, do 8º ano, que assistiu a todo o jogo, disse que: “o jogo foi bom. Eu gostei das dancinhas do Michael”. 
            Parabéns ao nosso time do Instituto Ato por mais essa vitória.

Vinicius e Weslley Anderson – 9º ano

Torneio de xadrez no Sesc Itaquera



            No dias 12 e 13 de maio, foi realizado, no SESC Itaquera, o “11º Festival Gigante de Xadrez”.
            O torneio foi realizado em duas etapas. No dia 12 de maio participaram os nascidos de 1999 a 2002 (sub 8, 10, 12) e no dia 13 participaram os nascidos de 1993 a 1996 (sub 14, 16, 18).
            No dia 12 de maio, o torneio teve início às 9h, com término às 16h. Já no dia 13, como havia menos pessoas, o torneio foi finalizado por volta do meio dia.
            Os alunos participaram de vários jogos. Cada aluno jogou cerca de seis partidas. No intervalo das partidas, os jogadores puderam caminhar pelo SESC e conhecer os vários espaços desse lugar.
            O SESC Itaquera é um espaço bem grande e muito bonito, e um ótimo lugar para desfrutar nas férias. A aluna Amanda, do 7º ano, disse que “lá no SESC é muito legal, é divertido, tem muitos lugares e eu espero voltar lá de novo”.
A aluna Nayara, do 8º ano, comentou que foi legal o torneio e que ela gostou muito, pois as coisas de lá são muito legais e tudo é muito lindo.
O torneio de xadrez foi muito bom e instrutivo, e passear pelo SESC foi ótimo.
É possível ver a classificação final dos participantes e fotos do evento  no site :
http://corpoementeventos.com/2011/05/15/sesc-itaquera-organizou-a-11%C2%AA-edicao-de-seu-festival-gigante-de-xadrez/

Amanda e Ana- 7º ano

Divertindo-se com histórias em quadrinhos

A história em quadrinhos a seguir foi criada por Roberto, Wagner, Diego e Gustavo do 7º ano. Os desenhos foram feitos por Gustavo. Divirtam-se com essa partida de futebol!



Momento Literário

Dia dos Namorados

Esse dia querido,
por muitos adorado,
por muitos sofrido,
é o Dia dos Namorados.

Dia do amor,
dia da paixão,
dia de esplendor,
dia da dona do meu coração.

Buquê de flores
eu lhe darei,
muitos amores,
para sempre viverei.

Ela falou para mim
e eu prestei atenção
e eu vou dizer:
“você plantou uma semente
no meu coração,
agora, faça florescer”.

Kaue - 9º ano

O piolho


No Instituto Ato, há algumas semanas, descobriram que algumas crianças estavam com piolho. Isso aconteceu porque a transmissão do piolho é muito rápida. Se uma criança estiver com piolho, várias outras poderão ficar em questão de dias. Para que isso não ocorra, é preciso tratar e prevenir o contágio.

Sobre o piolho 
             O piolho é um inseto que não voa, mas pula. Pode parasitar o couro cabeludo, o corpo e região pubiana. Alimenta-se de sangue humano e vive em torno de 30 dias.


Sobre a pediculose
            A pediculose é uma doença provocada pela infestação de piolhos. Pode-se encontrar a pediculose do couro cabeludo, a pediculose do corpo e a pediculose pubiana.

Sintomas
            O primeiro sintoma é uma intensa coceira no couro cabeludo, principalmente na região da nuca e atrás das orelhas. Também ocorrem feridas e marcas vermelhas na cabeça.

Para prevenir
            Para prevenir que uma pessoa não fique com piolho, é necessário prender o cabelo e não usar objetos de outras pessoas, como: pentes, bonés, travesseiros, lenços de cabelo, presilhas etc.

Como tratar
v      Utilizar produto indicado pelo pediatra;
v      Não utilizar condicionador de cabelos durante o tratamento;
v      Lavar muito bem todos os objetos e roupas que tiveram contato com o cabelo, inclusive toalhas e fronhas.
v      Eliminar as lêndeas com pente fino próprio.

Amanda – 7º ano

Dicas de segurança

Pode ser na escola, no trabalho, em casa ou nas ruas, a segurança é algo muito importante. Quanto mais você se protege, menos riscos você corre. Fizemos uma pesquisa no Instituto Ato para saber as principais medidas de segurança que devemos tomar. Vejam só o resultado:

Na escola
v      Não correr nas escadas;
v      Tomar cuidado ao trabalhar com tesouras;
v      Descer a escada segurando o corrimão e sem brigar ou brincar;
v      Tomar cuidado com o piso molhado.

Em casa
v      Não deixar o pino do gás aceso;
v      Não mexer em eletricidade com as mãos molhadas;
v      Não deixar produtos de limpeza e medicamentos ao alcance de crianças pequenas;
v      Tampar as tomadas para evitar que as crianças pequenas tomem choque elétrico;
v      Não deixar o chão do banheiro molhado.

Nas ruas
v      Andar sempre na calçada;
v      Não fazer fogueiras nas ruas;
v      Não soltar balões;
v      Empinar pipa em lugares apropriados, sem a presença de fios elétricos;
v      Olhar para os dois lados ao atravessar a rua;
v      Atravessar sempre na faixa de pedestres;
v      Não falar ao celular quando estiver dirigindo;
v      Andar sempre acompanhado e sempre observando a presença de pessoas estranhas.

E não se esqueçam: segurança em primeiro lugar!

Sara e Bruno – 6º A

Piadinhas para descontrair

Andando na rua, o sujeito se depara com uma senhora que se parece muito com sua sogra. Espantado, ele aborda:
            - Puxa, se não fosse pelo bigode, eu diria que a senhora é a cópia da minha sogra.
            -Mas eu não tenho bigode!!!
            - Por isso mesmo.


*  *  *  *  *


            Dois empresários, após um acidente de avião, vêem-se perdidos no meio da floresta. De repente, dão de cara com um leão faminto. Rapidamente, um deles tira um tênis de sua pasta executiva e começa a caça-lo. Sem entender, o outro pergunta:
            - Seu maluco! Você acha que vai correr mais que o leão com esse tênis?
            - Não! Eu quero correr mais que você!!!
Wagner, Diego e Gustavo – 7º ano

          

domingo, 8 de maio de 2011

Passeio ao Itaú Cultural

No dia 23 de março de 2011, os alunos do Instituto Ato foram a uma exposição no Itaú Cultural.A exposição tratou de Artes Visuais, em que havia quadros feitos pelo artista José Leonilson (1957 – 1993). Em suas obras, havia muito de sua intimidade sozinho, com seus amigos e familiares.
José Leonilson nasceu em 1957 e em 1991 descobriu que estava com AIDS. Desde então, até sua morte, passou a pintar quadros menores e não muito inspirados. Morreu aos 36 anos, deixando um acervo com mais de 4000 peças.
A volta do passeio foi super divertida, os alunos do 6, 7º e parte do 8º gostaram bastante. O alunos do 9º ano e o restante dos alunos do 8º ano foram à exposição no dia 06 de maio.
Os alunos do 7º ano Iasmim, Rafael e Diego disseram coisas positivas sobre o passeio. Iasmim disse: “Eu gostei das obras dele, principalmente as que ele fez em tecidos”. Rafael declarou que achou interessante as obras que José Leonilson fez com Albert Hain. Diego disse: “Eu gostei, pois ele baseia suas obras em sua vida”.
Esperamos que possamos ter mais passeios este ano.
Fabiana Campelo – 8º A





sábado, 7 de maio de 2011

Piadinhas

 

O papagaio especial

O freguês entrou na loja de animais e disse ao vendedor:
- Queria um Papagaio que fosse especial.
- Chegou na hora certa! Temos um bilíngue. Se levantar a patinha direita, ele fala Inglês. Se levantar a patinha esquerda, ele fala Francês.
- E se eu levantar as duas patinhas?
O Papagaio respondeu:
- Aí eu caio!

A Fuga
Ao chegar no hospício, o diretor se depara com o prédio cercado de policiais.
- O que está acontecendo aqui? - pergunta a um Tenente.
- É que um dos loucos fugiu!
- Qual deles?
- Um que dizia que era um papel-carbono!
- E por que tantos soldados para pegar um louco?!
- É que nós já prendemos três cópias, mas ainda estamos na pista do original!

Boas maneiras
            A professora, ensinando boas maneiras, perguntou:
            -Suponhamos que sejamos convidados para almoçar na casa de um amigo. O que devemos dizer após acabar o almoço?
            Sem hesitar, Zequinha disse:
            - Ei? Cadê a sobremesa?    
                  
                   Diego, Wagner e Gustavo – 7º A

Páscoa no Instituto


No dia 20 de abril, no Instituto Ato, houve a festinha da Páscoa, com a entrega dos ovos aos alunos.
            Do dia 14 a 19 de abril, as alunas Gabriela, Larissa, Amanda Antunes e Amanda Félix, do Ensino Médio, e a cozinheira Cris fizeram ovos de Páscoa para as crianças do Instituto. Barras de chocolate e forminhas de ovo de Páscoa foram compradas. As alunas derreteram o chocolate e prepararam os ovos, que, depois, foram carinhosamente embalados com a ajuda da enfermeira Rita. Além dos que foram feitos na escola, houve a doação de mais ovos de Páscoa.
            No dia 20, as alunas entregaram os ovos junto com o coelhinho da Páscoa. Para os pequenos, a entrega foi na quadrinha. Para o Ensino Fundamental II e Médio, foram entregues nas salas de aula.
            As crianças ficaram muito felizes por terem visto o coelhinho e terem ganhado um ovo de Páscoa. As garotas que prepararam os ovos ficaram contentes por elas terem gostado.

Gabriela – 1ª série Ensino Médio







Mural de notícias Ensino Médio


            No dia 05 de maio, foi colocado um moral de notícias próximo às salas do Ensino Médio.
Os alunos do Ensino Médio irão anexar no mural notícias sobre o Brasil e o mundo para todos os alunos ficarem “ligados”.
O objetivo desse mural é incentivar a leitura e colaborar com os alunos para que eles saibam mais das atualidades do mundo.
Não deixem de conferir e ler as notícias do mural!
                    Amanda – 7º ano

terça-feira, 3 de maio de 2011

Bullying


A definição universal de bullying é compreendida como um subconjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro, causando dor, angústia e sofrimento.
Existe também o cyberbullying, que é o bullying promovido pela internet em sites de rede social, como Orkut, Facebook e blogs. Vídeos postados sem autorização e que causem constrangimento, assim como xingamentos, ou criação de comunidades contra alguém, também fazem parte do cyberbullying.
Para combater esse mal que tanto prejudica a vida das pessoas, em especial de adolescentes, foi criada, no Brasil, uma lei anti-bullying. Com essa lei, o agressor pode até ser preso.
No Instituto Ato, a psicóloga Eliane está desenvolvendo o Projeto Anti-Bullying. Além de ministrar palestras aos funcionários, a psicóloga trabalha em conjunto com um grupo de alunos do Ensino Médio para promover a conscientização contra o bullying no Instituto. Assim, esse grupo de alunos, para evitar o bullying no colégio, irá mostrar histórias, elaborar jogos e dinâmicas, apresentar peças teatrais, entre outros, para os alunos de outras séries.
Uma pesquisa feita no instituto mostra que grande parte dos alunos já sofreu algum tipo de agressão, e que muitos alunos não sabiam exatamente o que era o bullying.
É preciso dar um fim nesse tipo de agressão, e a consciência é o melhor caminho para isso.
                                                                   Escrito por: Amanda Antunes, Amanda Felix, Kayla – 2ª A

                                                                                                         Desenhado por: Gustavo 7º ano


domingo, 1 de maio de 2011

Conjuntivite

           
Desde o começo do ano, no Instituto Ato, vem ocorrendo uma epidemia de conjuntivite. Aqui no Instituto, várias crianças, de diversas idades, e pais estão preocupados com isso. Para se prevenir contra essa doença, é necessário conhecê-la e saber como ela é transmitida, além das formas de prevenção.
            A conjuntivite é uma inflamação nos olhos e tem alta incidência nesta época do ano. É uma doença simples, mas deve ser tratada com cuidado, pois esconde graves perigos. A conjuntivite causa uma baixa nas defesas naturais que protegem a visão, expondo os olhos às complicações mais sérias.
            Há três tipos de conjuntivite: a viral, causada por vírus, a bacteriana, causada por bactéria, e a alérgica, que é por alergia.

Como evitar a conjuntivite:
  • Lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia;
  • Evitar aglomerações de pessoas;
  • Não coçar os olhos;
  • Não compartilhar maquiagens;
  • Utilizar, de preferência, para enxugar o rosto e as mãos, toalha de papel.
Sintomas
  • Secreção nos olhos;
  • Formação de crostas sobre os cílios após dormir;
  • Dor nos olhos;
  • Vermelhidão e sensação de areia nos olhos.
Tratamento
  • Lavar as mãos várias vezes ao dia com sabonete;
  • Utilizar álcool gel nas mãos;
  • Usar toalha de papel para enxugar as mãos e o rosto;
  • Evitar tocar os olhos;
  • Trocar toalhas e fronhas todos os dias;
  • Usar compressas de água filtrada gelada para reduzir o inchaço;
  • Não utilizar pinturas nos olhos e lentes de contato;
  • Importante: não utilizar água boricada.

A conjuntivite dura, em média, e dependendo de seu tipo, 15 dias. Nesse período, todo cuidado é pouco para evitar que outras pessoas contraiam a doença.
Roberto – 7 ano

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dia do Livro


No dia 23 de abril, comemorou-se o dia do livro. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos autores da literatura mundial, que acabou sendo no mesmo dia do nascimento de alguns ídolos da literatura mundial como Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov.
A prática da leitura de livros, artigos, manchetes e outros é importante para, se necessário, em uma profissão futura já estar preparado para leituras públicas. Além disso, a parte cultural também é muito importante na vida de um cidadão.

Sugestões de livros

Para meninas:
* Manual de sobrevivência da garota descolada. (Nancy Rue).
* A batalha de toda adolescente (Shannon Ethridge).
* Fazendo meu filme (Paula Pimenta).
* A garota americana (Meg Cabot).

Para meninos:
* O estudante (Adelaide Carraro).
* A batalha de toso adolescente (Shannon Ethridge).
* A droga do amor (Pedro Bandeira).
* A droga da obediência (Pedro Bandeira).


Campanha do livro:
Se você tem livros que não usa mais em sua estante, doe para o Instituto Ato! Nossos alunos agradecem!!!

Fabiana Campelo – 8º A

domingo, 24 de abril de 2011

Descobrimento do Brasil - 22 de abril

Para comemorar o aniversário do descobrimento do Brasil, os alunos do 9º ano escreveram poemas contando um pouco sobre essa descoberta. Confiram!




A descoberta do Brasil

Vamos voltar ao passado
no tempo dos índios
nesse momento marcado
que acabei descobrindo.

Os portugueses chegaram
num barquinho de madeira
quando eles passaram
os índios na fogueira.

Os escravos eram chicoteados
nessa era tão ruim
e eram escravizados
neste tempo sem fim.

Brasil, meu Brasil,
o que você sofreu
para ser colonizado
pois Portugal te escolheu.

Arlete - 9ºA

O descobrimento do Brasil

Vamos voltar ao tempo,
um tempo muito legal
em que Pedro Álvares Cabral
fez uma descoberta,
uma descoberta sensacional,
em uma ilha deserta
chamada Ilha de Vera Cruz
que por causa de uma árvore
ganhou o nome de Brasil.
O Brasil foi descoberto
havia pouco tempo
começando a se formar
em um país perfeito.

Caroline – 9ºA

A descoberta do Brasil

O Brasil foi descoberto
por Pedro Álvares Cabal
que depois de muito tempo
virou o senhor feudal.

Quando os negros chegaram
no Brasil
foram maltatados
e muito chicoteados.

Brasil havia sido descoberto
há pouco tempo
começando a se formar
em um lugar erpfeito.

Com essa descoberta
o Brasil começou
a ser um país
igual aos outros.

Débora - 9ºA

Descoberta do Brasil

O Brasil foi descoberto
pelo Pedro Álvares Cabral.
Os índios foram escravos
e tratados muito mal.

Os índios foram escravos
pedro Álvares que comandou
trabalhando para ele
que até os matou.

Pedro Álvares Cabral
morou no Brasil
Não ficou muito tempo
mas jogou os escravos no Brasil.

Brasil é minha nação,
amor e alegria,
e minha paixão.

Gabriel - 9ºA

Descobrimento do Brasil

A história do Brasil
é bem legal
quem o descobriu
foi ele mesmo: o Cabral.

Índios moram lá
isolados das avarezas,
das coisas más
e das incertezas.

Os portugueses chegaram
viram os índios iguais
e logo pensaram:
"quem são esses animais?"

Portugueses malvados
e sem coração,
índios humilhados
quanta humilhação.

Kaue - 9ºA

Pedro e nossa terra

Pedro Álvares chegou em uma terra,
uma grande terra descobriu,
uma grande planta ele viu
e essa planta se chama
árvore pau-brasil.

Quando Cabral descobriu o Brasil,
umas pessoas ele encontrou,
eram vários índios e tendas
que até se espantou.

Pedro Álvares chegou
e derrotou.
A terra que chamava Vera Cruz
para Brasil ela mudou
por causa da rica árvore
chamada pau-brasil.

Lohanny - 9ºA

Descobrimento do Brasil

No dia 22 de abril
Foi o descobrimento do Brasil.
Depois de um certo tempo
Cabral conheceu uma linda índia
que se tornou um grande sentimento.

Na descoberta da nova Terra
perceberam que era o fim da miséria.
Pedro Álvares Cabral logo sorriu
quando viu um monte de pau-brasil.

Quando Cabral se deparou com as índias nuas
estranhou, pois nunca tinha visto aquilo na rua.
E observando a lua
por uma índia se apaixonou.
E no decorrer dos dias
Cabral se casou.

Mariana – 9º A

Brasil, meu Brasil

Vamos voltar ao amanhecer
quando tudo começou,
vamos logo ao entardecer
quando tudo acabou.

Esse começo índigena
está no fundo do brassil.
Ajude-me no enigma
do descobrimento do Brasil.

No começo ruim
portugueses começaram a dominar,
mas essa história
só está por começar.

Portugueses no Brasil
vendo un índio trabalhar,
com os negros no navio
para logo escravizar.

Nesse mal que começou
os negros escravizou
crianças para mandar
e mulheres para cozinhar.

Nycole - 9º A