Um dos esportes praticado no Instituto Ato é o Judô, que é ensinado aos alunos do Jardim ao 9º ano do Ensino Fundamental pelo professor Pedro.
O judô é um esporte e doutrina criado pelo professor Jigoro Kano, que procurou sistematizar as técnicas de uma arte marcial japonesa, conhecida como “Jujitsu” e fundamentar sua prática em princípios filosóficos bem definidos, a fim de torná-la um meio para o aprimoramente do físico, do intelecto e do caráter, num processo de aperfeiçoamento do ser humano. Assim, ele eliminou os golpes mais lesivos, como socos e pontapés, pois a finalidade não era formar guerreiros, mas cidadãos. O judô não é uma simples arma de autodefesa, ou um esporte de ganhar competições, mas uma forma de viver.
O judô contribui para fortalecer as pessoas que o pratica e também ajuda algumas pessoas acima do peso a perder uns quilinhos a mais. Além disso, os exercícios físicos do judô ajudam a deixar as coxas e as batatas das pernas mais fortes.
A melhor idade para começar a praticar o judô é acima de sete anos.
O judô também é importante no trabalho de dependentes químicos para se livrarem das drogas e também para fortalecer os ossos das pessoas que o praticam.
Os alunos gostam muito desses esporte. Para a aluna Juliana, do 6 ano, “o judô é dez, o judô é 100 e o judô é mil. O judô é o melhor esporte do Brasil”. A aluna Thatiane, do 6º ano, gosta do judô porque ele trabalha as partes físicas.
De acordo com pesquisa feita no Instituto Ato as atividades realizadas nas aulas de judô que os alunos mais gostam são lutar e dar cambalhotas. Os alunos do 6º ano, Thatiane, Caroline, Isabella Nunes e Isabella Jodas, gostam, além das cambalhotas, os exercícios e de O-SHIRO-KEMIE. No 7º ano, a aluna Amanda gosta dos exercícios físicos, o Diego gosta de Kimi e o Wagner gosta de luta e treinamento. As aulas Nayara, do 8º ano, e Arlete, do 9º ano, também gostam mais dos exercícios físicos. Alguns alunos, como o Wagner, do 7º ano, gostam tanto das aulas de judô que também o praticam em academias.
Neste ano, o Instituto, provavelmente, participará de campeonatos de judô no Corinthians e no Colégio Mary Ward.
Por: Isabella Jodas, Juliana e Thatiane –
Nenhum comentário:
Postar um comentário