terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Jovem e alcoolismo: um problema, não uma solução


            Nos dias de hoje, os jovens estão cada dia mais consumindo bebidas alcoólicas, mesmo com a proibição da venda dessa para menores de 18 anos, e isso está ocorrendo por diversos fatores.
            Dados apresentados pela “Folha de São Paulo” mostram que grande parte dos jovens entre 15 e 17 anos têm acesso ao álcool e já se embebedaram. O alcoolismo entre os jovens chegou a um ponto tão extremo que algumas cidades do interior de São Paulo estão usando o “toque de recolher” como prática para evitar que jovens fiquem na rua bebendo.
Um dos principais fatores pelos quais os jovens estão consumindo bebidas alcoólicas mais cedo é a falta de orientação de alguém mais experiente. Muitas vezes, os jovens consomem o álcool por diversão, ou por causa de seus próprios amigos, que os incentivam a beber. Muitas vezes, quando esse jovem passa a consumir bebidas alcoólicas ele não consegue impor um limite, não deixando nunca de beber.
            Em alguns casos, o jovem começa a consumir o álcool porque é muito tímido ou está passando por algum problema. Com a bebida, ele fica mais solto, sente que pode entrar nos grupos de pessoas mais populares, e esquece os seus problemas, mas, na verdade, a ajuda é apenas momentânea, e, com o álcool, o seu problema se torna ainda maior.
            De acordo com o médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, o consumo de bebidas alcoólicas pode gerar diversas consequências. Nos Estados Unidos, por exemplo, 90% dos estupros ocorridos em ambientes universitários ocorrem quando os envolvidos estão sob o efeito do álcool. Eles sabem que o álcool é uma droga, mas são manipulados por seu grupo de amigos, que os levam a beber e cometer erros.
            Assim, é possível dizer que os jovens, quando bebem, acham que são os melhores e pensam que precisam das bebidas para se sentirem bem, mas esquecem que, na verdade, o álcool é um problema muito grave. É importante que o jovem não entre na vida do alcoolismo, porque quando se entra nesse mundo, é difícil sair.

Por: Amanda D’Almeida Félix, Anilson e Daniel – 2ª série Ensino Médio

Campeonato de xadrez



            Os alunos do treino de xadrez, do 5 º ano do Ensino Fundamental à 1ª série do Médio, do colégio Instituto Ato, participaram do “Campeonato de Xadrez Gigante”, realizado no SESC Itaquera, nos dias 12 e 13 de agosto de 2010.
            Na quinta-feira, dia 12, participaram os alunos do Sub8, Sub10, Sub12 masculino e feminino. Os alunos saíram da escola às 8h30 e retornaram às 18h30. no total, os alunos participaram de cinco rodadas, realizadas no ginásio, dentro do SESC Itaquera.
            Na sexta-feira, dia 13, participaram os alunos do Sub14, Sub16 masculino e feminino e Sub18 absoluto. Os alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e 1ª série do Ensino Médio saíram do Instituto às 9h e foram ao SESC juntamente com o Sr. Lourenço e o professor Mário.
            Nesse segundo dia, houve sete rodadas do Sub14 masculino e feminino e Sub 16 masculino e seis rodadas no Sub16 feminino.
            Os garotos da 1ª série do Ensino Médio alugaram raquetes e compraram bolinhas para jogarem ping pong nos intervalos entre as partidas de xadrez.
            A disputa foi realizada com alunos de outros colégios. Os alunos do Instituto que mais se destacaram foram Vitor Peixoto Dias (22º colocado Sub10 masculino), Keila dos Santos Silva (59º colocada Sub10 feminino), Vinicius Ávila (11º colocado Sub12 masculino), Mayara Carvalho Santos (10ª colocada Sub 12 feminino), Kaue Pinheiro de Sousa (68º colocado Sub14 masculino), Caroline Da Silva Araujo (21º colocada Sub14 feminino), Cleidiomar de Souza (38º colocado Sub16 masculino) e Amanda Antunes de Aquino (21º colocada Sub16 feminino).
            O campeonato de xadrez foi muito legal. Todos se divertiram bastante.

Por: Juliana Campelo Silva – 1ª série Ensino Médio

Festa da Páscoa - 2010

Vejam a festinha da Páscoa realizada no dia 1º de abril de 2010 no Instituto Ato.

Mãe: o feminino de amor



Existem várias no mundo,
Mas a minha é única.
Será que eu estou confundindo?
Não, não há dúvida...
Para mim, só é ela,
Pois é a mais bela.

Mãe é aquela
Que mesmo pobre
Deu-me cautela,
Pois é muito nobre.
Uma mulher que deu a luz
E que sempre me conduz.

Mulher que dá amor,
Que dá paz,
Que me traz louvor,
Mas é preocupada demais.
Única a quem posso dizer:
“Te amo e não vou te esquecer”.

Preocupada com a saúde,
Com o namorico,
E com a altitude
Para falar comigo,
Porque estou maior que ela.
Mãe, minha linda donzela.

Por: Kaue – 8º ano

Entrevista com a coordenadora Vanessa

Em abril de 2010, as alunas Iasmin e Ana Luiza, do 7º ano, entrevistaram a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Instituto Ato, Vanessa Regina de Oliveira. Muitas coisas legais sobre sua profissão e experiência de vida foram descobertas.

Você gosta do que faz?
Sim.

Você gostaria de ter outra profissão?Qual?
A minha segunda opção é Diretora.

Você tem outra profissão além dessa?
Não.

Qual é a sua formação?
Pedagogia e pós-graduação em psicopedagogia.

Se você colocar regras em sua profissão, quais seriam? E qual tiraria?
Não tiraria e nem colocaria, porque acho todas muito importantes.

O que você faz em sua profissão?
Sou responsável pela parte pedagógica da Educação Infantil.

Quem te apoiou a seguir esta profissão?
Minha irmã que fazia magistério.

Você gosta de animais?Qual?
Sim, de cachorro.

Qual tipo de música que você curte?
MPB ,samba e sertanejo.

Você é organizada?
Sim.

Você gosta de ler?
Sim.

Você gosta de trabalhar no Instituto Ato? Por quê?
Gosto, porque além de ser meu primeiro emprego eu cresci mais ainda, comecei como estagiaria, auxiliar de classe, professora e agora sou coordenadora pedagógica.

Dê uma mensagem aos alunos do Instituto.
Que vocês não desistam de seus sonhos, que vocês sejam perseverantes nessa etapa da vida de vocês, que é a etapa escolar.
Por: Iasmin e Ana – 7º ano

O ritmo que contagia o Ato



            Foi feita uma pesquisa sobre as músicas que os alunos do Instituto Ato mais gostam.
            Na primeira semana de março, os alunos do Ensino Fundamental II e Médio foram questionados sobre quais gêneros musicais eles mais gostam. Descobriu-se que 23% dos alunos gostam de Black, 17% de Funk, 14% de Psy, 10% de Forró, 11% Eletrônica, 7% de Pagode, 7% de Rock, 2,3% de Hip-Hop, 2,3% de sertanejo, 2,3% de Pop e 1,1% de romântica. Assim, o Black é o ritmo dominante nos gosto dos alunos.
O Black surgiu nos anos 90, originada do rap norte americano. O Black é um ritmo de repetição de elementos no tempo ou no espaço, e seus principais cantores desse ritmo são: Snoop Dog, Beyoncé, Nelly entre outros. Eles lançaram um ritmo envolvente que, quando dançado, revela toda arte e magia de dançar a dois com um contato visual bastante rico e cheio de alegria.
            Segundo o aluno Weslley Anderson, do 9º ano, “o Black é uma música interessante para o adolescente. Muitos jovens gostam desse tipo de música. Muitos deles falam sobre o amor e há diversas danças em grupo de adolescentes”.
Já a aluna Nycole, do 9° ano, acha que o ritmo Black, para quem não curte, é apenas mais uma música sem graça.
             Por: Gamilla e Nycole – 9º ano

Alimentação infantil


Uma criança bem alimentada brinca mais, fica menos doente e aprende melhor.
Para que a criança tenha uma boa alimentação é preciso que ela coma alimentos enriquecidos com vitaminas e minerais.
Muitas bebidas lácteas, achocolatados e biscoitos possuem esses nutrientes, no entanto, eles devem ser comidos com moderação e nunca substituindo refeições.
Mesmo contra a vontade delas, os pais devem incluir no cardápio infantil alimentos ricos em ferro, encontrado nas carnes e vegetais escuros como os brócolis e couve. Se essas folhas estiverem batidas num suco de fruta de laranja, por exemplo, melhor ainda, pois a laranja possui vitamina C, que facilita a absorção do ferro, o que ajuda a prevenir e combater a anemia, doença muito comum entre as crianças. A anemia provoca na criança dificuldade de concentração e atraso no desenvolvimento físico e intelectual.
Uma boa alimentação favorece, e muito, a aprendizagem da criança e o seu desenvolvimento físico e mental.
Por: Eduarda – 1ª série Ensino Médio

Palestra sobre Educação Sexual


A palestra sobre Orientação Sexual ocorreu na escola Instituto Ato nos dias 11 e 12 de Março de 2010.
A palestrante, professora e escritora Maria aparecida Martins, disse que acha importante dar essas palestras pois: “Algumas pessoas erram por desconhecimento. Quando você conhece o próprio corpo, você consegue se prevenir e sentir mais prazer.” Ela também alega ser importante para ela realizar esse tipo de trabalho: “Para mim é super gratificante, passar o pouco que sei para pessoas especiais como os adolescentes. Preenche minha vida e me deixa mais feliz de pensar que pude colaborar em alguma coisa.”
Segundo a Coordenadora Social Érica, foi organizada a palestra com o intuito de desmistificar o tema “Sexo”: “Considero muito importante o conhecimento sobre questões que envolvam sexualidade, infelizmente ainda em nossa altura falamos muito pouco sobre sexo, e por falta de informação muitos adolescentes vivenciam experiências muito ruins.”
Em geral, os alunos gostaram muito da palestra, e se sentiram bem à vontade para tirar suas dúvidas durante a palestra, fazendo perguntas bem interessantes.
A aluna Gamila do 8º ano, disse que, para ela “O ato sexual é mais do que estar fazendo o ato, tem que ser a pessoa certa e no tempo certo, e principalmente se prevenindo.”
Foram usados, durante a palestra, livros escritos pela própria palestrante. São eles: “Escuta que eu te conto”, “Caixa de giz”, “Mais que jantar jóia”, “A cobra que perdeu o rabo”, “A cigarra Afônica”, “Gosta de mim? Tanto assim?” e “Eu e o adolescente”.
Para quem quiser entrar em contato com a palestrante, sua homepage é: http://www.cidamartins.com.br/ e seu e-mail: cida.martins@cidamartins.com.br. Ela também pode ser encontrada no Orkut por “Cida Martins.”
                       Por: Fabiana e Nayara – 7º ano

Dicas de beleza para as meninas


Muitas meninas, preocupadas em parecer mais bonitas, usam a todo o momento maquiagem. No entanto, antes de aplicar a maquiagem, é importante passar por um processo de limpeza, esfoliação e hidratação da pele. Assim, para ficar mais bela, é preciso fazer todas as etapas do processo.
Primeiramente, tem que fazer a limpeza, pois ela é essencial para remover as impurezas e o excesso de oleosidade. Use um sabonete neutro para não ressecar a pele e um tônico facial para limpar mais profundamente. É importante fazer, uma vez por semana, a esfoliação, pois ela ajuda a remover a camada de células mortas, deixando a pele fina e macia. Após a limpeza, é preciso hidratar, e o hidratante deve ser de preferência com filtro solar. Nos dias mais quentes, use um protetor solar com um fator de proteção maior, independentemente do seu tom de pele, aliás, não são apenas as “branquinhas” que correm o risco de ter câncer de pele.
Depois de todo esse processo, é só usar a maquiagem que combine melhor com o seu gosto: coloridas, neutras ou brilhantes. Só não se esqueça de usar uma maquiagem de boa qualidade.

Por: Eduarda – 1ª série Ensino Médio

Dica de leitura



Uma dica legal de leitura para o pré-adolescente é o livro “O ladrão de raios”, de Rick Riordan, pois ele fala sobre Perseu, um menino normal que está prestes a ser expulso de outra escola e descobre que é um “meio-sangue”, ou seja, um semideus, mas ele não sabe da guerra que está prestes a acontecer entre os olimpianos por causa de um raio.  Ele é convocado para a missão de descobrir quem é o verdadeiro ladrão de raios. É muito interessante esse livro, porque é mitológico e também é muito apreensivo quando fala dos mitos.
                  
Por: Kaue – 9º ano