Nos dias de hoje, os jovens estão cada dia mais consumindo bebidas alcoólicas, mesmo com a proibição da venda dessa para menores de 18 anos, e isso está ocorrendo por diversos fatores.
Dados apresentados pela “Folha de São Paulo” mostram que grande parte dos jovens entre 15 e 17 anos têm acesso ao álcool e já se embebedaram. O alcoolismo entre os jovens chegou a um ponto tão extremo que algumas cidades do interior de São Paulo estão usando o “toque de recolher” como prática para evitar que jovens fiquem na rua bebendo.
Um dos principais fatores pelos quais os jovens estão consumindo bebidas alcoólicas mais cedo é a falta de orientação de alguém mais experiente. Muitas vezes, os jovens consomem o álcool por diversão, ou por causa de seus próprios amigos, que os incentivam a beber. Muitas vezes, quando esse jovem passa a consumir bebidas alcoólicas ele não consegue impor um limite, não deixando nunca de beber.
Em alguns casos, o jovem começa a consumir o álcool porque é muito tímido ou está passando por algum problema. Com a bebida, ele fica mais solto, sente que pode entrar nos grupos de pessoas mais populares, e esquece os seus problemas, mas, na verdade, a ajuda é apenas momentânea, e, com o álcool, o seu problema se torna ainda maior.
De acordo com o médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, o consumo de bebidas alcoólicas pode gerar diversas consequências. Nos Estados Unidos, por exemplo, 90% dos estupros ocorridos em ambientes universitários ocorrem quando os envolvidos estão sob o efeito do álcool. Eles sabem que o álcool é uma droga, mas são manipulados por seu grupo de amigos, que os levam a beber e cometer erros.
Assim, é possível dizer que os jovens, quando bebem, acham que são os melhores e pensam que precisam das bebidas para se sentirem bem, mas esquecem que, na verdade, o álcool é um problema muito grave. É importante que o jovem não entre na vida do alcoolismo, porque quando se entra nesse mundo, é difícil sair.
Por: Amanda D’Almeida Félix, Anilson e Daniel – 2ª série Ensino Médio
Nenhum comentário:
Postar um comentário